COMO SURGIU O NOME JANDAÍRA?
surgiu de um ponto de referência para tropeiros que comercializavam lenha e peixes.
-Tropeiros saíam de Lajes para São Bento do Norte em jumentos.
-Eles tinham um local para pernoitar, que chamaram de Baixa da Jandaíra.
-Nesse local, eles encontravam mel da abelha Jandaíra, que extraíam e comercializavam.
-A cerca de 2 km desse local, em 1936, começaram a chegar os primeiros moradores.
-O local passou a se chamar Jandaíra.
HISTÓRIA JANDAÍRA/RN
Os primeiros registros históricos de Jandaíra vêm de Anfilóquio Câmara, que em 1941, já dava por certo a existência de um lugar com um distrito policial e certo nível econômico conhecido por Poço Jandaíra.
O nome de Jandaíra/RN originou-se da abelha jandaíra existente na região. O substantivo é derivado de jandiere, nome dado pelos aborígenes ao inseto que produzia o mais puro mel, bastante utilizado pelos índios no trato de enfermidades.
Os tropeiros saíam de Lajes/RN para São Bento do Norte/RN em jumentos (animais usados como transporte na região), carregados de lenhas para comercializá-las e de lá traziam peixes para vender em Lajes. Nessas caminhadas, eles tinham um ponto de referência para pernoitar e, a esse local, deram o nome de Baixa da Jandaíra. Nesse lugarejo, alojavam-se e à noite saíam para caçar e, nessas caçadas, encontravam sempre o mel da abelha Jandaíra, o qual extraíam e, como consequência, tornava-se mais um produto a ser comercializado. A cerca de 2 km desse local, em 1936, começaram a chegar os primeiros moradores e a partir de então, passou a se chamar Jandaíra.
Quanto ao povoamento, este apresentava um ritmo de crescimento razoável, e, em dezembro de 1958, foi elevada à condição de vila. Depois de cinco anos, os habitantes resolveram lutar para desmembrá-la de Lajes. A Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte e o governador do Estado Aluízio Alves oficializassem e aprovassem a Lei 3.036, dois dias após o feriado natalício. Em 27 de dezembro de 1963, o órgão criava oficialmente o município. Os prefeitos eram nomeados e o de Jandaíra passou a ser Severino Matias, porém o primeiro prefeito eleito pelo voto da população foi Severino Ramos da Câmara.
A cultura de Jandaíra, inclui a tradicional festa de São José Operário e o mel da abelha Jandaíra.
Festa de São José Operário
Celebração social e religiosa que reúne o povo de Jandaíra
A Paróquia de São José Operário foi fundada em 1989 por Dom Alair Vilar Fernandes de Melo
O projeto que reconhece a festa como patrimônio cultural e imaterial do estado foi aprovado para fortalecer a identidade do povo de Jandaíra
Mel da abelha Jandaíra
Os tropeiros que viajavam entre Lajes e São Bento do Norte encontravam o mel da abelha Jandaíra, que extraíam e comercializavam
O nome do lugarejo onde os tropeiros pernoitavam era Baixa da Jandaíra
A partir desse local, em 1936, começaram a chegar os primeiros moradores e o lugar passou a se chamar Jandaíra
PREFEITO - FILIADO AO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT)
VICE-PREFEITO - FILIADO AO MOVIMENTO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO (MDB)
Jandaíra, município no estado do Rio Grande do Norte (Brasil). De acordo com a estimativa realizado pela IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no ano 2017, sua população é de 6 801 habitantes. Área territorial de 416 km².
Jandaíra/RN se localiza na Região do Mato Grande, e fica a 120 km de distância da Capital do Rio Grande do Norte, Natal. A BR 406 atravessa o perímetro urbano do município.
BRASÃO DO MUNICÍPIO
BANDEIRA DO MUNICÍPIO